aos jovens, meus caros, aos jovens...

Notícia hoje o Público Online que Miguel Portas defende voto aos 16 anos. OK, faz sentido: afinal de contas é na faixa etária dos mais jovens que o BE encontra o seus votos.
Mas por alguma razão vejo as próximas manchetes: "BE quer drogas na escola" ou talvez pior.

Atribuir o voto a uma idade superior ou igual a 16 é interessante: provoca a um aumento da cidadania e da participação dos jovens no futuro. Porém num país onde a taxa de abstenção é do nível que é, só estaríamos a contribuir para o ainda aumentar da abstenção. Ou teríamos o BE com valores a 30%. Além disso prefiro 10% do país a votar de forma informada, de forma capaz, consciente dos prós e dos contras, da repercussão de tais na vida e no país e no mundo do que 90% a votar porque a caneta para lá pendeu. Eu não quero, de maneira alguma, insinuar que os jovens aos 16 anos não têm capacidade de pensar por si próprios: têm sim senhor. E se votam todos independentemente de dezenas de variáveis importantes, devem votar também os jovens. Simplesmente considero que, antes disso, muita coisa tem que ser feita e o BE, como qualquer outra partido político português, não colabora nesse sentido.

1 comentários:

A CeNSuRa disse...

1dado a salientar.discriminação das pessoas por faxa etária

2eu gostava que fizesses um estudo acerca de quantas pessoas neste pais com máis de 18 anos têm sentido de voto.

3se o problema é o bloco ter muita votação, tenho duvidas se os jovens vão mudar de opinião em 2 anos e acho que de forma democratica ter muita votação não é indigno indigno é condicionar AS pessoas.

4sabias que os jovens com 16 anos podem ser condenádos criminalmente e podem trabalhar e descontar para a segurança social, mas não podem decidir quem governa o pais, porque eles não sabem pensar ui que democratico.

5se o problema é a abstenção, que tique social democrata de mascar os numeros, para ti é o que passa para fora e não a realidade, já agora devias saber que grande parte da abstenção existente é de pessoas já mortas, queres que te explique?elas não são apagadas das freguesias, mas como é para receber mais dinheiro não se fa nada a esse respeito.

6a distribuição de drogas ser comparada á votação aos 16 anos é como comparar a agressão ao vital moreira ao holocausto.

7é obvio que para os conservadores isto é grave porque a idade é um posto e eu sou mais que tu por ser mais velho.

8constituição..."todos os cidadãos nacionais têm os mesmos direitos"trabalhr e ir para prisão, votar não...

9sim de facto o bloco será dos partidos que menos informa as pessoas?ou o problema será o bloco passar a ter muita votação.

10antes de comentares sem dados, pergunta a toda a gente da utad, em quem vão votar ou se vão votar e que razões os movem, eles já são maiores, e faz um estudo para veres qual a percentgem de informados.

11as pessoas devem tentar-se informar porque os partidos tem as sus ideias bem visiveis, só não as vê quem não quer.

12a tu lei parece...já que não me atinge, deve ser proibid...drogas, não consomes, logo é errado consumir...aborto, já que não és mulher achas que elas não devem poder decidir, até porque os homens têm muito a ver com isso.e continuava...

13o bloco ao contrario de outros partidos não deixa ninguém fora da decisão...

14eu proprio com 17 anos me filiei no bloco e como sabes ainda não mudei de opinião e muitas pessoas em politica começaram mais cedo, no entanto não podia decidir nessa altura, pesar de estar mais informado do que 99por cento dos portugueses...por uma pesso ter 60 anos percebe mais que um jovem de politica...

muito bem andré muito democratico meu caro, com esse discurso deves estar a tentar decidir-te por seres laranja ou rosa ou até azul e amarelo, porque numa visão comunalidade não te consigo ver com estes pensamentos discriminatórios...